Pinan/Heian – História e significado.
Vamos explora a origem e o significado dos kata Pinan/Heian, criados por Anko Itosu em Okinawa e amplamente praticados no karatê. Ele detalha como esses kata foram essenciais para a modernização e globalização da arte marcial, além de destacar sua importância no treinamento técnico, desde movimentos básicos até combinações mais avançadas. O texto também explica a evolução dos kata e como eles foram adaptados para facilitar o aprendizado de iniciantes, contribuindo para a expansão do karatê pelo mundo.
Adriana Ribeti de Freitas Duarte e Kethelly Queiroz Lopes
10/20/20244 min read


Você treina o kata Pinan/Heian? Se você treina um estilo popular de karatê, provavelmente sim, já que, de fato, eles estão entre os kata mais ensinados no mundo do karatê. Entretanto, mesmo que sejam praticados tão comumente, poucos sabem sua verdadeira origem e significado. Com sua origem na ilha de Okinawa, esses kata foram essenciais para a expansão e globalização dessa arte marcial, sendo de extrema importância para a história e desenvolvimento do karatê.
Pinan/Heian é o nome dado a uma série de 5 kata (um conjunto de padrões de movimento) que podem ser praticados sozinhos ou em grupo. Eles incorporaram uma ampla variedade de posturas e técnicas criadas para apresentar e treinar as combinações básicas do Karatê, sendo eles Pinan Shodan, Pinan Nidan, Pinan Sandan, Pinan Yondan e Pinan Godan. Estes são praticados por muitos estilos de artes marciais, fazendo parte também do currículo de alguns estilos de luta coreanos, como, por exemplo, o Tang Soo Do. Suas versões mais praticadas hoje em dia se originaram do grande mestre Anko Itosu, que os criou no final do século XIX e início do século XX.
Atualmente, muitas pessoas pensam que o nome “Pinan” (posteriormente alterado por Funakoshi, aluno de Itosu e fundador do estilo Shotokan, para “Heian”, com o objetivo de adequá-lo ao idioma do Japão) significa “paz e tranquilidade”; o que seria verdade se o termo tivesse a origem japonesa. Porém, homenageando as raízes ancestrais do Karatê, o kanji de Pinan (平安) vem da língua chinesa, já que na cultura de Okinawa, se algo vem da China, é considerado altamente sofisticado. Então, após uma pesquisa, foi descoberto que o termo vem do mandarim, e tem como significado a expressão “fique seguro”, utilizada como uma forma de homenagear as raízes ancestrais do Karatê de Okinawa, referindo-se a uma viagem segura pela busca do domínio do Karatê.
Até então, a história de seu surgimento é um pouco confusa, com alguns historiadores de artes marciais afirmando que Itosu criou os kata /Heian a partir de kata mais antigos, como Kusaka e Gojushiho, enquanto outros dizem que ele aprendeu uma forma longa chamada Chiang Nan de um chinês e a dividiu em cinco formas mais curtas. A teoria mais aceita é de que ele teria criado os cinco kata, em 1891, quando o exército japonês manifestou interesse em fazer do Karatê de Okinawa uma arte marcial militar japonesa, ao impressionar-se com a boa condição física de vários praticantes durante uma visita ao local. No entanto, eles rapidamente se desinteressaram quando notaram o modelo arcaico de ensino, a desordem e a falta de padrão, além do longo período necessário para alcançar a maestria. Portanto, Itosu desenvolveu uma série de cinco kata, chamados "Pinan" 1-5, com um objetivo simples: simplificar o ensino e a introdução do Karatê para iniciantes, facilitando a transição para os kata mais avançados de Okinawa: Naihanchin, Kusanku, Seisan, Wanshu, Gojushiho, Passai, entre outros.
Nessa mesma lógica, os kata precisariam funcionar como uma escada, avançando gradualmente para facilitar o aprendizado e o entendimento. Com isso, o Pinan Shodan é o primeiro kata, ideal para iniciantes, focado em movimentos básicos como bloqueios e socos, e estabelecendo uma base sólida para os praticantes. Como continuação o Pinan Nidan introduz técnicas um pouco mais avançadas, como movimentos laterais e combinações de socos e bloqueios, sendo um passo importante na progressão técnica. Avançando um pouco mais, no Pinan Sandan, a complexidade aumenta, incorporando movimentos circulares e bloqueios que exigem mais coordenação e equilíbrio. Já o Pinan Yondan, foca em técnicas defensivas e ofensivas mais avançadas, incluindo posturas mais baixas e deslocamentos rápidos. Requer maior controle corporal e precisão. O último é o Pinan Godan, que combina todas as habilidades aprendidas nos kata anteriores. Ele é desafiador, com movimentos que exigem força, agilidade e uma compreensão profunda das técnicas. Mesmo tendo focos diferentes para facilitar o aprendizado, todos tem sua importância, trabalhando diversos aspectos fundamentais do karatê. Juntos, eles melhoram a coordenação motora, o equilíbrio e a força, cultivam paciência, perseverança e autodisciplina, ensinam aplicações práticas em situação de autodefesa, entre muitos outros fatores.
Devido à isso, Anko Itosu é considerado por muitos como o "avô do caratê moderno". Nascido em Okinawa, ele treinou com grandes mestres, incluindo Matsumura Sōkon. No fim, seu plano funcionou tão bem, que em 1905 ele foi autorizado a lecionar na Primeira Escola Secundária da Prefeitura e mais tarde também na Faculdade de Professores de Okinawa. Além disso, o sistema criado se tornou parte da educação física oficial do sistema educacional, chegando finalmente ao Japão Continental e ganhando destaque global após a Segunda Guerra Mundial.
Em conclusão, podemos dizer que o sistema criado por Itosu se culminou no Karatê e se tornou um importante parte na sua história. Quando chegou ao Japão, o “Heian/Pinan” deu origem a clubes de escolas e universidades, torneios, métodos de ensino em massa, classificações/faixas, novos estilos e organizações, além de ter contribuído para a sua expansão pelo mundo. Um exemplo é a chegada do karatê no Brasil, que deu por conta da imigração japonesa, e hoje conta com mais de 1 milhão de praticantes no país.


Esta ação pode ser encontrada em Kata Pinan, Sun Su e outras Fonte: Alexander, Penland 2015, p.127.


Anko Itosu, nasceu na vila de Yamagawa, em Shuri, na ilha de Okinawa no ano de 1831, vindo a falecer em 26 de janeiro de 1915
Karatê Goju Ryu
Explore a tradição do Goju-Ryu e mais.
Contato
© 2024. All rights reserved.